Dormir com alguém que ronca prejudica a saúde, aponta estudo sobre a poluição sonora durante o sono. Estes sons, quando atingem os 35 decibéis, aumentam a tensão arterial, de acordo com os cientistas.
Um estudo do Imperial College London tentou perceber como o barulho dos aviões afeta quem mora perto de um aeroporto. Para descobrir isso, eles estudaram vários fatores, como a tensão arterial.
“Os nossos estudos mostram que o ruído noturno das aeronaves pode afetar instantaneamente a pressão sanguínea e aumentar o risco de hipertensão”, diz o Dr. Lars Jarup, um dos autores do estudo, no relatório da universidade.
Os efeitos nocivos do barulho não estão na origem do som, mas no nível de decibéis. Como os cientistas indicaram, os efeitos começaram a ser sentidos após 35 decibéis, um nível similar ao de um avião no ar, tráfego de carros ou um parceiro roncando na cama.
Num estudo anterior havia descoberto que pessoas que viveram perto de aeroportos por 5 anos e conviviam com sons de mais de 10 decibéis tiveram um risco 14% maior de hipertensão.
A tensão alta está associada à insuficiência cardíaca, que pode levar à morte súbita. Além disso, se esta condição permanecer ao longo do tempo, acaba enfraquecendo o miocárdio e afetando o funcionamento do coração.