Cochilar de tarde não é sinal de preguiça e sim de saúde.

Talvez gostes goste de tirar essa soneca à tarde, ou a qualquer outro momento no qual  encontras um tempinho livre na tua agenda. Independente do momento, parece que sempre o cochilo escolhe-te, e não és tu quem o escolhe.

A verdade é que não deves, de forma alguma, te sentir culpado/a por essas sonecas.

Até mesmo a National Sleep Foundation recomenda que façamos sonecas de 20 a 30 minutos durante o dia, a fim de melhorar o nosso estado de alerta e atingir o nosso desempenho máximo.

Eles afirmam que essas sonecas não interrompem o  sono nocturno ou deixam-te com um sentimento de sonolência.

A fundação explica que existem três tipos diferentes de cochilos. O primeiro é chamado de cochilo planeado, que é um tipo de cochilo onde planeias, em vez de esperar ficar com sono.

O segundo tipo é cochilo de emergência, quando sentes uma sensação de sonolência esmagadora e precisas descansar antes de continuar com o teu dia.

O último tipo de cochilo que eles descrevem é chamado de cochilo habitual, onde tentas cochilar num período de tempo semelhante todos os dias.

Se o teu estilo de cochilo não é o tipo de cochilo planeado que descrevem, talvez seja necessário pensar em alterá-lo. De facto, o cochilo planeado pode na verdade ter maiores benefícios, já que muitas pesquisas sobre nossos ritmos circadianos mostram que precisamos manter os nossos relógios internos do corpo estabilizados.

Cochilar ao mesmo tempo todos os dias melhoraria muito o ritmo circadiano natural do nosso corpo, o que pode trazer efeitos positivos no resto dos nossos corpos, como estabilizar as nossas hormonas, manter a nossa temperatura corporal regulada, manter o nosso metabolismo sob controle e aumentar o nosso sistema imunológico.

Os níveis de energia variam de pessoa para pessoa, mas muitos acham que o seu corpo precisa de um descanso entre 1 e 3 horas da tarde. Por causa disso, podes achar oportuno descansar um pouco depois de almoçar. Isso também garante que os teu sono nocturno não seja afectado, já que o cochilo é cedo o suficiente para evitar esses problemas.

Esses cochilos têm o objetivo de impulsionar os nossos sistemas internos e deixar-nos revigorados.

Dicas para maximizar os benefícios do cochilo

  • Define um alarme para que acordes da tua soneca a tempo.
  • Certifica-te de que não serás interrompido por ruídos altos, como televisões, rádios ou sons vindos de fora da tua casa.
  • Reduz a iluminação em casa, fechando todas as cortinas.
  • Escolhe uma posição confortável.
  • Usa um cobertor ou lençol para manter a temperatura do corpo regulada durante o sono.
  • Evita dormir por mais de 30 minutos, a fim de reduzir a sensação de sonolência e torpor que é conhecida como inércia do sono.
  • Limão e água misturada com mel pode ter grandes efeitos como uma bebida antes e depois do cochilo.
  • Certifica-te de que não tens planos imediatamente após o cochilo, pois podes precisar de tempo para despertar totalmente e refrescaro cérebro.
  • Outras maneiras de equilibrar o ritmo circadiano incluem garantir que acordes  na mesma hora todos os dias. Também deves absorver bastante luz solar, então uma caminhada ao ar livre nas horas da manhã pode ajudar.

Se  pensas começar a definir intervalos regulares na tua agenda, pode ser difícil te  adaptares.

Os relógios internos do nosso corpo precisam de cerca de 30 dias consistentes para que algo pareça natural. Um pesquisador do Centro de Pesquisa e Medicina do Sono, chamado James K. Walsh, Ph.D., afirma que tomar café enquanto trabalhas ou tirar uma soneca antes de ter que trabalhar pode ajudar  a ficar acordado durante o dia, assim como se manter alertar e focado.

Estudos adicionais descobriram que a falta de sono pode fazer com que tenhas problemas com as tuas emoções, seja bloqueando-as ou reagindo a elas em excesso.

O teu discurso também pode ser prejudicado por não receber descanso suficiente, e  o teu funcionamento geral e níveis de actividade serão distorcidos e inadequados.

Isso significa que, se te certificares de que estás bem descansado durante o dia, terás mais chances de processar as tuas emoções e equilibrar os teus sentimentos. Isso fará com que sejas mais racional e mentalmente saudável a longo prazo.

Partilha